segunda-feira, 20 de junho de 2016

Aula 11 - Documentação de dados - Notas de campo, Diário de pesquisa, Fichas de documentação, Transcrição

       Uma vez que conversamos elementos importantes da coleta de dados, ressaltamos aqui uma preocupação que deve ser constante na pesquisa qualitativa - a documentação dos dados. Mas o que isso significa? A documentação constante dos dados quer dizer o cuidado que o pesquisador deve ter em registrar sempre as informações, tanto os dados coletados quanto as reflexões e relações contextuais.
        No capítulo 22 de Flick (2009), ele afirma que nas observações a tarefa principal é documentação das ações e das interações como forma de enriquecimento contextual. Isso vem ser importante para que na análise posterior dos dados, o pesquisador possa realizar as relações teóricas e fundamentar suas generalizações. O processo de documentação consiste em três etapas:
             Gravar propriamente dito requer cuidados técnicos, o que pode ser feito com celular (modernos como os atuais), porém eu recomendaria o uso de gravador próprio para esse fim, pois isso minimiza as possibilidades de imprevistos situacionais. 
                  Em seguida, a transcrição, que pode ser total, captando os humores e interjeições, quando, por exemplo se quer fazer uma análise de discurso; ou uma transcrição seletiva, quando se quer apenas uma análise de conteúdo. É importante definir as convenções da transcrições como seus símbolos e códigos das reações dos entrevistados, conforme aponta Drew (1995) em Flick:
                 
                

                  E por fim, a construção de uma nova realidade, o que a meu ver melhor deveria ser chamada de "(re)construção". Essa etapa foi bastante destacada em sala de aula como o grande trunfo da pesquisa qualitativa e vantagens de registros documentais constantes. A essa reconstrução da realidade com o uso de textos, Flick chama de: a Realidade como Texto: o Texto como nova realidade.
              Estamos nos formando enquanto pesquisadores para compreender a realidade e poder contribuir de alguma forma para sua melhoria. Logo, é mister pensar que ao fim de um trabalho sejamos capazes de reconstruir uma realidade apontando novas formas de convivência social, para tanto, o uso de registros documentais ensejará uma melhor rememoração das reflexões e relações contextuais surgidas no ato da coleta de dados. Eu acrescentaria dizendo que esse registro é fundamental em todas as fases da pesquisa.
                Um debate que proporcionou boas reflexões em sala foi quanto à possibilidade de perda de naturalidade com o uso de gravadores. Os entrevistados, por vezes, podem reclamar de timidez diante aparelhos gravadores. Um dos alunos falou que em sua pesquisa teve que dispensar o uso desses aparelhos porque o entrevistado alegou certa fobia e que não faria a entrevista com gravadores. 
                Claro que esse caso é uma exceção, mas em geral o pesquisador tem o dever de conduzir a entrevista tentando tranquilizar os respondentes diante o uso de gravações, além de registrar os cuidados éticos com os dados coletados. Os primeiro minutos de tensão podem ser aliviados com perguntas genéricas e abertas, e em seguida com os entrevistados mais à vontade, inserir perguntas mais diretivas.

                  Flick salienta dois tipos de registros documentais: Notas de Campo e Diário de Pesquisa.
 Na primeira, fazemos um registro de conclusões feitas após cada contato individual de campo. Isso é fundamental para o que dissemos antes, rememorar as reflexões no ato da generalização teórica final, mas também importantíssimo para quem deseja trabalhar com a Teoria Fundamentada, que exige circularidade em todas as fases. O uso do diário de pesquisa abrange todas as fases, registra os fatos, reflexões, contextos, dificuldades, conclusões parciais desde a formulação inicial da pesquisa até as fases conclusivas. 
                Realizar o registro das atividades de campo na pesquisa qualitativa proporciona ao pesquisador maior proximidade com o contexto do fenômeno investigado, para isso, existem técnicas e cuidados, que uma vez obedecidas leva o sujeito a compreender melhor a realidade investigada. Isso permite reconstruir sua gestalt a fim de analisá-la, fragmentá-la, sintetizar e propor novos significados.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário